Antes de iniciar este texto, pesquisei algumas imagens que pudessem ilustrá-lo. O que, de fato, representa o isolamento social? Para alguns é ficar trancado em casa sozinho, sem contato físico e, muitas vezes, virtual com a família e amigos; outros vêem como uma iniciativa positiva para a união das famílias, reduzir o distanciamento entre as pessoas (até então em escala crescente), o surgimento de momentos únicos para a leitura, assistir aquele filme que tanto queria, ou – quem sabe – uma música que não ecoa de seus aparelhos domésticos, mas sim do vizinho.
Sim. Essa mudança de comportamento, diante do cenário atual que vivemos quanto as precauções por conta do covid-19, aproximou as pessoas pelas janelas, sacadas, frestinhas em suas casas. Não importa. O contato visual e a energia que todos trocam é mágico, algo de arrepiar, e que traduz a sensibilidade e carência do outro, do próximo, daquele que está ali ao seu lado, mas você não enxerga no dia a dia tradicional.
Vamos buscar nesta relação entre a vida solitária, a internet e mesmo a sua janela, a criação de possibilidades ilimitadas de interações sociais. Podemos entrar em contato com um número de pessoas de forma infinita, buscar conteúdos de entretenimento que elevam nossa alma e agregam em conhecimento, sem transformar em martírio um momento de introspecção e conexão com si próprio. Essa tempestade vai passar, infelizmente deixando sequelas, assim como aconteceu em outros momentos com a dengue, zika, chikungunya, enchentes, deslizamentos, violência e outras tantas situações.
Mas no fundo, bem fundo, podemos refletir e comparar quem éramos ontem, hoje e após essa pandemia. Evoluímos? A resposta teremos somente após algum tempo mas, de fato, esse exercício individual será necessário a cada um de nós!
Créditos – foto: Divulgação
Ecos santistas
Fotos: José Luiz Borges
Em tempos de resguardo e isolamento social, como atitudes que representam nossa sabedoria e demonstração de amor ao próximo, trago alguns clicks de personalidades importantes da sociedade santista que estiveram em dois momentos de destaque nos últimos dias de agenda social: o Lide Santos e o Dia do Rotary. São entidades representativas e com propósitos bastante concretos, baseados na iniciativa de ajudar o outro, colaborar com o bem comum e pensar sempre no sucesso global.
Edson Santana do Carmo
Maithé Ribeiro de Freitas
Cláudio Feliciano
Daniel Alves
Marília Vieira e Leda Maria Vasconcellos
Click’s
Em tempos de quarentena em home office, o advogado João Freitas está a todo vapor. Prepara sua coluna “Sem Juridiquês” para a revista e portal Mais Santos, sem deixar de elaborar suas defesas, atender os clientes por Skype, fazer reuniões e consultas. Ritmo bastante frenético!
Não faltou carinho e demonstrações de muito amor para Edmílson Apolinário que comemorou seu aniversário essa semana (na quinta-feira, 26). Em tempos de isolamento social, quase tudo foi virtual, porque ele não deixou de apagar suas velinhas e cantar os parabéns com amigos e a família, claro que tendo como excelente aliada, a tecnologia. Muitos abraços virtuais à você!