Por João Freitas
Estive numa consulta com um advogado para tratar de uma ação de cobrança de aluguéis. Perguntei no final da reunião se era “causa ganhaâ€. Fiquei surpresa quando ele respondeu que não tem condições de garantir que eu ganharei. Achei um absurdo o advogado responder assim, além de pagar os seus honorários, ainda corro o risco de perder a ação? Devo procurar outro profissional?
 Prezada internauta.
O advogado que você consultou está corretÃssimo!
Segundo o Código de Ética da advocacia, o advogado não pode prometer “CAUSA GANHA†ao cliente. Se isto acontecer… Corra e procure outro profissional!
Ele deverá apenas informar de forma clara e de fácil entendimento sobre os riscos e consequências do processo.
O advogado depende das provas (documentos, testemunhas, perÃcia, etc.), além da interpretação e análise, caso a caso, do Poder Judiciário.
A profissão do advogado é de meio e não de fim, ou seja, é algo que não se pode garantir. Assim, fazendo uma comparação, citamos a profissão do médico que depende de condições externas “reação do organismo/corpoâ€, para que obtenha sucesso no tratamento que esteja atuando, da mesma forma, o advogado depende de documentos, testemunhas e outros fatores para que obtenha o sucesso na causa.
Agora, caso você tenha perdido a ação por causa da negligência do advogado contratado, este deverá responder por eventual prejuÃzo sofrido.
#procuresempreumadvogado
João Freitas escreve aos sábados para a Mais Santos.
Contato:Â joaocarlos@freitaselopes.com.br
Clique aqui e confira outras colunas!
Advogado formado desde 1991 e sócio fundador da Freitas e Lopes Advogados Associados. É pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santos e especialista em Direito Empresarial pela Escola Superior de Advocacia. Atuou como conciliador no Juizado Especial de São Vicente e São Paulo e como Professor de Direito Processual Civil em diversos cursos preparatórios para Concurso Público e Colunista JurÃdico de vários veÃculos de comunicação.