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Estado / São Paulo

Nos próximos meses Rodovias de SP ganham 649 novos radares

Nos próximos meses 649 radares de velocidade serão instalados em mais de 150 estradas que cortam o estado de São Paulo, sendo que a SP-055, por exemplo, é a que mais terá radares instalados. Serão 39 no total, entre os trechos em que a estrada leva os nomes de Dr. Manoel Hyppólito Rego e Padre Manoel da Nóbrega, no litoral paulista.

A rodovia faz parte do lote Litoral Paulista, arrematado por 30 anos em abril do ano passado pelo consórcio formado pelas empresas brasileiras CBI (Companhia Brasileira de Infraestrutura) e CLD Construtora.

Esses radares, de acordo com o edital de licitação, devem multar, inclusive, motoristas que usarem o acostamento para tentar driblar a fiscalização eletrônica. Eles ainda farão leitura automática de placas e contagem de veículos.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima pagar até R$ 202,6 milhões pela contratação do serviço que, além da instalação dos aparelhos, será responsável por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade.

O DER administra 13 mil dos 22 mil km da malha rodoviária paulista, os demais estão sob a concessão privada. O estado ainda é cortado por rodovias federais.

A expectativa é que o processo licitatório -com análise de documentos e de capacidade de implantação dos aparelhos pelas empresas vencedoras, e possíveis recursos das perdedoras- termine até o fim de setembro. A partir daí, serão cerca de 90 dias para instalação e aferição pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).

As empresas serão responsáveis pela instalação e gestão da estrutura. O valor arrecadado com multas de trânsito vai para os cofres do governo.

De acordo com Sergio Codelo, superintendente do DER, as estradas administradas pelo departamento têm, no máximo, quatro radares de velocidade em funcionamento atualmente -os últimos contratos foram encerrados em 2020 e desde então não há investimentos.

“Isso será importante para estatísticas, pois saberemos os tipos de veículos que passam pelo local, se são mais carros ou caminhões, sem precisar contratar uma nova empresa para issoâ€, afirma Sergio Codelo, superintendente do departamento.

De acordo com o “Anuário Rodoviário de Acidentes – 2023â€, lançado em maio pelo próprio DER, no ano passado ocorreram 662 acidentes fatais nas estradas administradas pelo órgão. É o maior número desde 2019, ou seja, antes da pandemia, quando foram registrados 677 sinistros de trânsito com mortes nestas estradas.

A expectativa é que o número de acidentes caia de 25% a 40% com a fiscalização eletrônica.

A implantação de radares faz parte do Plano de Segurança Viária, documento publicado neste ano pelo DER com metas até 2030, quando se espera reduzir em até 50% a quantidade de mortos em acidentes.

Foto: Divulgação