PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

Deputado pede esclarecimentos sobre greve de Sabesp, Metrô e CPTM

Tenente Coimbra entra com pedido de convocação de Boulos e Camila Lisboa. O requerimento, agora, vai ser analisado na Comissão de Assuntos Metropolitanos.

 

Foto: Divulgação

Da redação

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL), que é membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, apresentou um requerimento, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para que o deputado federal Guilherme Boulos e a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, ambos do PSOL, prestem esclarecimentos sobre as greves da Sabesp, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Os trabalhadores se manifestaram contra os projetos de privatização dos três serviços citados. Realizada na última terça-feira (3), a mobilização atingiu, e prejudicou, mais de quatro milhões de pessoas.

No documento protocolado, Coimbra ressaltou que a greve é um direito garantido pela Constituição. No entanto, ele frisou que a ação do começo desta semana não respeitou o limite legal.

“Conforme liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), os serviços de transporte da CPTM e Metrô deveriam operar em 100% nos horários de pico e 80% nos demais horários. Mas, isso não aconteceu. O que se viu foi uma paralisação total, com estações fechadas, e a população sem a prestação de um serviço considerado essencial. Deveria ser observada a decisão liminar, de modo a não prejudicar a coletividadeâ€, destacou o deputado estadual.

O membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp também explicou o motivo da convocação dos dois integrantes do PSOL envolvidos na paralisação.

“Como foi amplamente divulgado, ambos prestaram apoio incondicional às manifestações, que tinham cunho político-partidário. Por sinal, a ação foi liderada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, entidade da qual Camila era representanteâ€, ressaltou.

O requerimento, agora, vai ser analisado na Comissão de Assuntos Metropolitanos.