Como é o funcionamento?
É pelo Porto de Santos que diversas mercadorias chegam e que também são despachadas. No entanto, não é a CODESP que fiscaliza toda essa atividade: para isso, existem muitas companhias particulares que garantem os trâmites do porto.
Meio ambiente no porto
Para que o trabalho de recebimento e despachamento ocorra, o porto possui licenciamento ambiental. Existem auditorias recorrentes e também normas que estão relacionadas ao abastecimento, raspagem de cascos, uso de EPI e mais. Vale dizer que os animais também têm atenção do porto.
Trabalhando no Porto de Santos
Para integrar o Porto de Santos é necessário prestar um concurso, como ocorre com todas as companhias que são do Governo. Os editais do Porto são visualizados usando o link http://www.portodesantos.com.br/concursos.php?pagina=2015 e há diferenças entre eles, de acordo com as ocupações que constam.
É normal que os interessados em atuar no Porto de Santos precisam ser testados com relação ao vigor físico. Uma das ocupações que tiveram convocados recentemente é auxiliar portuário.
Como fazer estágio no Porto de Santos?
O porto possui uma divisão que recebe os interessados em ser estagiários. O endereço dessa divisão é Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, sem número. Indo a esse endereço, o aspirante a estagiário será cadastrado.
E para trabalhar de maneira avulsa?
As companhias particulares que ficam no Porto de Santos podem contratar de maneira avulsa. Nesse caso, não existe nenhum concurso, sendo preciso contatar o órgão Gestor de Mão de Obra, chamado de OGMO. Acessando http://www.ogmo-santos.com.br/site/home/, podem-se conhecer as oportunidades avulsas e candidatar-se.
Fonte: Vagas Abertas
Fotos: Divulgação