PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Santos disputa selo de Cidade Amiga do Idoso

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

A cidade de Santos está na disputa para conseguir o selo de Cidade Amiga do Idoso. Essa nomeação foi criada pelo governo do Estado a fim de melhorar as condições de vida dos idosos de São Paulo. Apesar de ainda não ter sido lançada oficialmente, Santos já cumpriu a primeira etapa em busca desse reconhecimento.

Representantes do poder público e da sociedade civil organizada fizeram na segunda-feira (14) o diagnóstico do envelhecimento ativo. Eles responderam a 40 perguntas dívidas em saúde, educação, proteção e participação.

A cidade está com bom desempenho, dos 80 pontos possíveis, Santos atingiu 63, o que representa 78,7% do atendimento às condições idealizadas pelo selo Cidade Amiga do Idoso.

Próxima etapa

A próxima etapa é consultar os próprios idosos e saber sua opinião sobre os espaços urbanos e serviços públicos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.

Nesta quarta-feira (16), às 11h30, haverá reunião entre o poder público e os idosos do Centro de Convivência da Zona Noroeste; às 15h, com as voluntárias do Fundo Social de Solidariedade; Quinta (17), às 15h, com frequentadores do Centro de Convivência Vida Nova; sexta-feira, às 10h, no Centro de Convivência Isabel Garcia e, às 14h, na Escola Municipal Rogério Sampaio com os idosos de Caruara.

Idosos

São Paulo possui 5,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 12,2% da população. Santos tem aproximadamente 80 mil idosos, o que representa 20% da população. A maioria dos idosos mora na orla e região intermediária; da população da orla acima de 65 anos, mais de 40% tem rendimento mensal superior a três salários mínimos (R$ 2.640).