Neste sábado (3), a partir das 12 horas, na BaÃa de Santos, a equipe de vela do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo competem na 44ª Regata da Marinha do Brasil, organizada pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Capitania dos Portos de São Paulo e Clube Internacional de Regatas.
A prova homenageia o patrono da marinha brasileira, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. O time praia-grandense compete com barcos monotipos (construÃdos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais) e também oceânico (na classe ranger 22 – veleiro de regata e passeio).
O grupo de Praia Grande disputa ainda a classe escaler (embarcação a remo e a vela, tradicionalmente usado para a formação marinheira, cerimoniais e aprendizado na Escola Naval da Marinha do Brasil). Mais de 20 atletas da Cidade competem sob comando técnico do professor Silvio Bello.
Retrospecto – Em 2015, o grupo praia-grandense conquistou seis medalhas (dois ouros, duas pratas e dois bronzes) na 43ª Regata da Marinha do Brasil. Faturou ainda um quarto lugar na classe oceânica (RGS B/ranger 22 – veleiro de regata e passeio), com o veleiro Cooperação. Em 2014, Praia Grande terminou a competição na segunda posição com seis medalhas (quatro ouros e dois bronzes). Em 2013, o time local foi campeão geral com sete pódios (cinco ouros, uma prata e um bronze).
Em 2012, a equipe municipal faturou o tÃtulo geral, vencendo todas as categorias em disputa e conquistando 12 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Em 2011, Praia Grande foi campeã geral com 10 medalhas (oito ouros e duas pratas). Em 2010, faturou o tÃtulo geral com 10 medalhas (quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes). Em 2009, mais um tÃtulo geral para o grupo local e nove medalhas (seis ouros e três pratas). Em 2008, novo primeiro lugar no geral e mais 11 medalhas (nove ouros e duas pratas).