PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Museu sugere proposta diferente para seus visitantes

O que você costuma fazer quando gosta de uma obra em um museu? A maioria das pessoas pega logo a câmera fotográfica, tira o flash e clica aquela imagem rapidamente para logo partir para a próxima obra. Acaba sobrando pouco tempo de se deter mais nos detalhes de cada composição. Mas uma iniciativa criada pelo Rijksmuseum, em Amsterdam, Holanda, pode trazer esse espírito de volta.

Apesar de não ter barrado definitivamente os equipamentos eletrônicos, o museu está convidando as pessoas a deixar suas câmeras e smartphones em casa e desenhar as obras que veem no museu. A ideia começou durante o evento Big Draw, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro no local, quando os visitantes receberam cadernos de desenho e lápis para desenhar suas obras preferidas.

museu4

O próprio museu deixa claro que a ideia é que qualquer um possa criar seu próprio desenho, mesmo que não tenha nenhum conhecimento. “Você não precisa sequer saber desenhar, porque isso não é sobre o resultado final, mas sim sobre olhar para o que você deseja desenhar. Quando você faz isso, você começa a ver coisas que nunca havia percebido antes. Você vê proporções, detalhes, linhas… fica mais perto do segredo do artista”, diz o site da instituição.

museu8