PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Museu do Café apresenta vitral e mobiliário do Salão do Pregão após obras de restauro

Dia 8 de julho, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a entrega pública do vitral de autoria de Benedicto Calixto e do mobiliário que compõe o Salão do Pregão, após o tratamento técnico e restauro realizado por especialistas. A solenidade acontece a partir das 18h, no Museu, com presença confirmada dos conselheiros do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI) – entidade gestora do equipamento cultural -, representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O restauro foi viabilizado após a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) entre o INCI, Ministério Público e a Ecoporto. O Museu do Café recebeu R$ 3,13 milhões para serem utilizados na restauração do acervo do Salão do Pregão, além de instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva e também para a produção de uma publicação dedicada ao tema “Café, ferrovia e porto”.

No início de dezembro de 2015, o mobiliário e o vitral A epopeia dos Bandeirantes foram totalmente desmontados e retirados para restauro, sendo destinados a ateliês de restauradores especialistas nessa tipologia de acervo (Estúdio Sarasá Conservação e Restauração e Julio Moraes Conservação e Restauro). Fora de seu local de origem, as peças passaram por processos de documentação, remoção de intervenções anteriores realizadas de forma inadequada, limpeza, recolocação e adesão das partes soltas ou faltantes, imunizações preventivas e acabamentos finais. Todo esse processo levou cerca de seis meses e, após o término, as peças retornaram e foram reinstaladas pelos técnicos para novamente serem expostas aos visitantes.
Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)