Uma das mulheres mais ricas do paÃs resolveu doar toda a sua fortuna. Lia Maria Aguiar, de 77 anos, é uma das herdeiras do Banco Bradesco. Ela destinará 1,2 bilhão de dólares (4,5 bilhões de reais) para a caridade. O montante é oriundo de ações que ela possui do banco e da holding Banespar, uma das controladoras da mineradora Vale.
Os recursos serão transferidos após sua morte para a fundação beneficente que leva seu nome, cuja sede fica em Campos do Jordão, cidade onde Lia mora. A entidade possui projetos socioculturais para crianças e jovens nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e inclusão social.
Desde a criação, Lia já investiu mais de 28 milhões de reais na fundação, sendo 6 milhões de reais somente nos últimos dois anos. Em 2015, Lia recebeu mais de 85 milhões de reais em dividendos do Bradesco.
Uma das três filhas adotivas de Amador Aguiar, fundador do Bradesco falecido em 1991, Lia já figurou na lista das pessoas mais ricas do mundo na Revista Forbes, especializada em grandes fortunas. Suas duas irmãs, Lina Maria Aguiar e Maria Angela Aguiar Bellizia, também são acionistas do Bradesco e da Bradespar e possuem, respectivamente, 1,5 bilhão de dólares (5,7 bilhões de reais) e 847 milhões de dólares (3,2 bilhões de reais) em ações das duas empresas.