Quatro montagens da Cia de Dança de Cubatão foram selecionadas para a etapa mundial do Valentina Kozlova International Ballet Competition, que será realizada no ano que vem em Nova York, nos Estados Unidos. A novidade veio nesta semana, quando as quatro coreografias competiram na etapa latino-americana do Festival, em São Paulo. As quatro coreografias escolhidas para serem dançadas na Big Apple são da bailarina Flávia Sá.
As montagens foram: “Apenas”, um duo contemporâneo dançado por Yasmin Matos e Jey Santos; “Efêmero”, solo contemporâneo da bailarina Yasmin Matos; “Por que?”, solo contemporâneo do bailarino Jey Santos; e “Implexis”, um conjunto contemporâneo onde atuaram os bailarinos Jey Santos, Yasmin Matos, Claudionor Alves, Isabela Maria, Beatriz Pinheiro, Isabella Oliveira, Raphael Santos, Lucas Maia e Karyne Dantas. O bailarino Jey Santos, um dos artistas revelação do Festival, ganhou um prêmio especial e receberá isenção da taxa de participação no Festival Norte-americano.
Competição – O Valentina Kozlova é uma das competições mais importantes do mundo e tem a escola de mesmo nome, em Nova York, que garimpa talentos por todos os continentes. Com o lema “Preservando o passado, descobrindo o futuro”, o Festival oferece, além de prêmios em dinheiro e bolsas de estudos na escola, contratos, convites para dançar com a companhia, convites para audição e até vestuário de dança. “É muito além do prêmio. É o reconhecimento de um trabalho feito com a alma e de muito esforço pessoal até”, afirmou o coreógrafo Zeca Rodrigues.
Apoio – Para tornar realidade o sonho de competir em Nova York, a Cia de Dança de Cubatão precisará contar com o apoio financeiro de empresas interessadas em patrocinar a ida da equipe aos Estados Unidos. Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo telefone (13) 3362-0837 ou pelo e-mail gruposartisticoscubatao@gmail.com.