Em dezembro, a famÃlia bertioguense ganhará um espaço inclusivo especial, para atender pessoas de todas as idades, com vários serviços públicos. É a Vila do Bem, que será inaugurada no próximo dia 9. O local é o primeiro complexo sociocultural, esportivo e de saúde do MunicÃpio e conta com 27,5 mil m² estruturados para receber diariamente centenas de pessoas.
Neste primeiro momento, será aberto ao público o Complexo Esportivo Antonio Rodrigues de Carvalho “Toninho do Leilãoâ€, que dispõe de sete áreas para diversas modalidades.
São elas: campo de futebol society; quadra poliesportiva; quadra de vôlei de praia; pista de skate; pista de caminhada e pista para salto em distância, além das arquibancadas fixas.
O objetivo dos espaços esportivos é contemplar ações para toda a famÃlia. “Esta é uma área segura para que crianças e jovens possam realizar diversas práticas esportivas, com tranquilidadeâ€, explica o diretor de esportes, Danilo Lerne.
A Vila está localizada no bairro Chácaras, na Rua São Gonzalo, s/nº. Ela une equipamentos de diversas secretarias: UBS (Unidade Básica de Saúde), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Centro Comunitário, Complexo Esportivo, além de vagas no estacionamento para 82 veÃculos, 41 motos e 62 bicicletas.
Ãrea construÃda da Vila do Bem: 2,013,59 m²
Diretoria de Esportes: 103 m²
CRAS: 196,28 m²
UBS: 271,39 m²
Vestiários: 141,70 m²
Portaria: 48,78 m²
Centro Comunitário: 358,10 m²
Equoterapia: 894,33 m² (em construção)
A construção da Vila do Bem faz parte do acordo judicial entre a Sobloco e o Ministério Público, resultado de compensação ambiental pela área de 11 módulos da Riviera. A entrega técnica à Prefeitura de Bertioga foi feita em outubro. Neste perÃodo, o local tem recebido sinalização e projeto de comunicação visual.
A previsão da Prefeitura é que o CRAS, UBS, Centro Comunitário e a equoterapia (que está em construção) sejam entregues até março de 2018.
Com a Vila do Bem a Administração Municipal introduz o conceito de atenção integral ao cidadão, reunindo em um só lugar diferentes polÃticas públicas que se complementam. A atuação articulada das áreas de Esportes, Assistência Social, Saúde e do Fundo Social de Solidariedade contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e fortalecer a convivência comunitária.