Chef Carlos Olavo de Paula
Foi me proposto o desafio, criar um prato com cachaça, por isso antes de aceita-lo vou falar um pouco sobre a origem dela.
A cachaça é uma “senhora” eau-de-vie já com mais de trezentos e cinqüenta anos de vida, entre nós brasileiros. Genuinamente criola, é feita com o caldo da cana de açúcar e conta à lenda (uma das) que surgiu por estas plagas lá pelos idos de 1540, fruto da criatividade dos negros. Os escravos descobriram que podiam transformar o refugo da produção dos engenhos, anteriormente destinado aos animais, em bebida. Foi experimentando as gotas que pingavam (pinga) da borra do melaço de cana (mosco), que perceberam os efeitos fantásticos produzidos por esta bebida, depois de fermentada por alguns dias. Sem ter nenhum conhecimento sobre efeitos alquímicos, os negros durante muito tempo acreditaram ter sido aquela bebida um presente dos Orixás, para tornar mais suportável seu cativeiro.
Ao provarem da bebida os brancos gostaram e a batizaram de cachaza, que em espanhol quer dizer qualquer coisa como vinho inferior. Porem com o passar do tempo ela ganhou, por méritos próprios, uma origem mais nobre e passou a pertencer a linhagem das águas da vida ou aguardentes mais conhecidas como a wodca, o saque, a tequila, e o pisco entre outras.
A cachaça é um destilado (aguardente) feito a base de cana-de-açúcar, leveduras, e água. Seu processo passa pela moagem da cana, fermentação do mosco, decantação e destilação. Durante este processo ela adquire sabor e cheiro, depois de envelhecida em tonéis de carvalho, balsamo ou vinhático.
Na culinária ela pode ser usada na feitura de massa caseira, no molho para maraninar carnes, no realce da fondue e também para flambar pratos. Na coquetelaria seu drinque mais conhecido é a caipirinha, mas ai já é uma historia que fica para o meu “irmão” Mestre Derivan contar, Axé mestre.
Eu quis com o meu prato fazer uma homenagem à cachaça.
Partindo do arroz, que para mim representa o povo, escolhi a lingüiça cabocla do Brasil central, o pinhão serrano do sul e a castanha do Para sertaneja do norte, para que todos fossem embebidos e irmanados no forte abraço da cachaça.
Assim nasceu o Arroz de cachaça.
ARROZ DE CACHAÇA
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral cozido / 1 ½ xícara (chá) de cachaça / 1 ½ xícara (chá) de lingüiça calabresa picada / 2 castanhas do Pará picadas / ¼ de xícara (chá) de pinhão cozido / ¼ de xícara (chá) de bacon em cubos / 1 punhado de alecrim /1 colher (sopa) de molho de tomate.
Preparo:
Ferva a lingüiça por 5 minutos, deixe esfriar e pique (reserve). Frite o bacon e reserve. Agora frite os pedaços da lingüiça na gordura do bacon e em seguida acrescente o pinhão, as castanhas picadas e o alecrim. Misture tudo e adicione a cachaça deixando curtir por 3 minutos. Flambe, se você não souber flambar deixe por curtir por 5 minutos. Ai acrescente o molho de tomate e o arroz já cozido, misture tudo e sirva bem quente em uma travessa enfeitada com salça picada.
Receita para 2 porções.