Um fator que muita gente não pensa na hora de viajar para o exterior é troca de moedas utilizando o serviço de câmbio. Porém, essa tarefa não é sempre fácil, pois muitos pontos interferem na cotação de moedas estrangeiras. Os principais fatores são a instabilidade polÃtica, guerra comercial, economia etc.
Pensando nisso, listamos algumas orientações baseadas em dúvidas frequentes e comuns entre a grande maioria dos clientes na hora de utilizar esse tipo de serviço. São elas:Â
– Ao viajar para a Europa, por exemplo, a recomendação é já sair do Brasil portando Euros, tanto pela agilidade e comodidade, quanto por qualquer interferência factual econômica que possa ocorrer durante a viagem e impactar nas taxas de câmbio;Â
– A indicação para levar dinheiro em Reais é somente para paÃses como Uruguai e Argentina, por exemplo. No entanto, é importante estar atendo à cotação para não ter prejuÃzos;Â
– Para destinos como Canadá, opte pelo dólar canadense. Já em localidades onde há uma dificuldade maior de conseguir a moeda do paÃs não estando lá, é melhor levar dólar americano;Â
– Não é recomendável levar tudo em espécie, até mesmo por questões de segurança. O turista tem a opção de utilizar o chamado Travel Card, cartão pré-pago, sem custo, que pode auxiliar ema viagens que durem mais de 15 dias. Caso seja necessário realizar uma recarga de emergência, o valor entra no cartão em até 24 horas. O Travel Card é usado na modalidade débito, além de saques da moeda local;Â
– Caso leve a quantia em espécie, não há um valor determinado para embarque, porém, o montante igual ou superior a R$ 10 mil ou seu equivalente em outra moeda é obrigatório realizar uma declaração prévia junto à Receita Federal. O documento da formalização da compra da moeda deve sempre acompanhar o portador;Â
– Antes de fazer a troca da moeda, pesquise. A recomendação é não fechar com a primeira empresa, a não ser que seja de sua confiança. No caso da GR Exchange, braço cambial da GR Discovery, o atendimento é todo realizado e concluÃdo via whatsapp, com a polÃtica de oferecer o preço principal como valor negociado, ou seja, o cliente terá acesso ao preço mÃnimo para fechar, sem precisar entrar em “leilão†com a empresa.