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Santos / Cotidiano

Travessia das barcas está com lentidão no atendimento

A vida de quem utiliza o serviço da travessia das barcas entre Santos/Vicente de Carvalho não está fácil. Hoje (25), pela manhã, o atendimento é muito lento e está sendo realizado por apenas uma embarcação. De acordo com a Dersa, concessionária responsável pela travessia, o tempo de espera é mais de 40 minutos.

Contrapartida, Sara Lobato, conferente portuária, disse que ficou cerca de uma hora para conseguir ser atendida.”Eu cheguei aqui às 6h20, mas só consegui embarcar agora 7h23″, reclamou.

De acordo com informações dos usuários, a empresa só está passando quem tem o cartão de embarque. “Eles não estão vendendo bilhete no dinheiro. Está um caos isso aqui, fila muito grande e todo mundo revoltado com esse descaso”, disse.

Sara se mostrou preocupada, pois, ela entra às 7 horas no seu trabalho.”´Não sei até quando vou conseguir manter o meu emprego. Todos os dias perco a hora por causa da Dersa. Quero ver se eles vão se responsabilizar, caso eu fique sem emprego”, esbravejou.

Paralisação do serviço ontem (24) – A travessia de passageiros foi interrompida e as estações fechadas na noite desta quarta-feira. O problema não foi nenhuma novidade, pois, essa foi a segunda paralisação no mesmo dia, período em que o serviço operou com somente uma embarcação entre as duas margens do Canal do Estuário.

A DERSA, por meio da assessoria, disse que lamenta os transtornos aos usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho e informou que as equipes mecânicas trabalharam durante toda a madrugada na tentativa de solucionar os problemas técnicos ocorridos nas três embarcações que compõem a frota do sistema.

A Travessia foi paralisada ontem à noite das 20h15 à meia noite. Uma lancha operou até às 3h40, quando houve novamente a necessidade de ajustes técnicos, solucionados por volta das 7h de hoje (25/4). Neste momento, o serviço opera com uma lancha.

Os técnicos seguem com os trabalhos de reparo na segunda e na terceira lancha, de forma ininterrupta, para restabelecer a capacidade operacional da Travessia o mais breve possível.

Ao assumir em janeiro deste ano, a nova gestão da DERSA encontrou um sistema com embarcações envelhecidas e uma manutenção lenta. Diante desta realidade, a atual administração tem se empenhado em agilizar o serviço de manutenção para garantir soluções mais rápidas.

Já foram comprados novos motores e peças sobressalentes, com investimento de mais de R$ 10 milhões. Além disso, firmou contrato com uma empresa especializada na recuperação de motores, a fim de manter as unidades que ainda não requerem substituição em perfeitas condições de operacionalidade.

Visando a modernização de todo o sistema de travessias, o Governo do Estado deu início aos estudos sobre a concessão do serviço de balsas hoje administrado pela DERSA à iniciativa privada. A meta é que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020.

Os usuários têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o aplicativo Travessias para smartphones.