A vida de quem utiliza o serviço da travessia das barcas entre Santos/Vicente de Carvalho não está fácil. Hoje (25), pela manhã, o atendimento é muito lento e está sendo realizado por apenas uma embarcação. De acordo com a Dersa, concessionária responsável pela travessia, o tempo de espera é mais de 40 minutos.
Contrapartida, Sara Lobato, conferente portuária, disse que ficou cerca de uma hora para conseguir ser atendida.”Eu cheguei aqui à s 6h20, mas só consegui embarcar agora 7h23″, reclamou.
De acordo com informações dos usuários, a empresa só está passando quem tem o cartão de embarque. “Eles não estão vendendo bilhete no dinheiro. Está um caos isso aqui, fila muito grande e todo mundo revoltado com esse descaso”, disse.
Sara se mostrou preocupada, pois, ela entra à s 7 horas no seu trabalho.”´Não sei até quando vou conseguir manter o meu emprego. Todos os dias perco a hora por causa da Dersa. Quero ver se eles vão se responsabilizar, caso eu fique sem emprego”, esbravejou.
Paralisação do serviço ontem (24) – A travessia de passageiros foi interrompida e as estações fechadas na noite desta quarta-feira. O problema não foi nenhuma novidade, pois, essa foi a segunda paralisação no mesmo dia, perÃodo em que o serviço operou com somente uma embarcação entre as duas margens do Canal do Estuário.
A DERSA, por meio da assessoria, disse que lamenta os transtornos aos usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho e informou que as equipes mecânicas trabalharam durante toda a madrugada na tentativa de solucionar os problemas técnicos ocorridos nas três embarcações que compõem a frota do sistema.
A Travessia foi paralisada ontem à noite das 20h15 à meia noite. Uma lancha operou até às 3h40, quando houve novamente a necessidade de ajustes técnicos, solucionados por volta das 7h de hoje (25/4). Neste momento, o serviço opera com uma lancha.
Os técnicos seguem com os trabalhos de reparo na segunda e na terceira lancha, de forma ininterrupta, para restabelecer a capacidade operacional da Travessia o mais breve possÃvel.
Ao assumir em janeiro deste ano, a nova gestão da DERSA encontrou um sistema com embarcações envelhecidas e uma manutenção lenta. Diante desta realidade, a atual administração tem se empenhado em agilizar o serviço de manutenção para garantir soluções mais rápidas.
Já foram comprados novos motores e peças sobressalentes, com investimento de mais de R$ 10 milhões. Além disso, firmou contrato com uma empresa especializada na recuperação de motores, a fim de manter as unidades que ainda não requerem substituição em perfeitas condições de operacionalidade.
Visando a modernização de todo o sistema de travessias, o Governo do Estado deu inÃcio aos estudos sobre a concessão do serviço de balsas hoje administrado pela DERSA à iniciativa privada. A meta é que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020.
Os usuários têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o aplicativo Travessias para smartphones.