Amanhã (17), a partir das 0h, termina o horário de verão brasileiro. Os relógios serão atrasados em uma hora em dez estados e do Distrito Federal. Com a mudança que abrangeu a região Sul, Sudeste e Centro – Oeste do Brasil a nutricionista da ClÃnica Bem Bonita, Carolina Oliveira, dará algumas dicas para a reorganização do nosso sistema.
Segundo a especialista, com o horário de verão e o adiantamento dos relógios em uma hora, as pessoas dormem antes do habitual e acordam uma hora mais cedo. A alteração do tempo do sono pode trazer alguns prejuÃzos, como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço e falta de apetite.
Em entrevista para a reportagem do MAIS SANTOS, Oliveira explicou que alguns alimentos nos primeiros dias devem ser evitados. “A primeira coisa a se fazer é evitar a ingestão de cafeÃna e alimentos de difÃcil digestão, além de aumentar o consumo de nutrientes que agem diretamente na qualidade do sono e bem estarâ€, esclareceu.
Oliveira apontou quais são os alimentos mais indicados para o corpo se adaptar a essa alteração. “Para minimizar os efeitos do fim horário de verão no nosso organismo, aconselho a aumentar a ingestão de alimentos ricos em triptofano (percursor de serotonina – hormônio do bem estar). O triptofano pode ser encontrado em alimentos como: banana, queijo, castanha-do-pará, abacate, ervilha e ovo†orientou.
Foto: Arquivo pessoal