PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Câmara de Santos assina ordem de serviço para início das obras na escola Acácio de Paula Leite

Registro de 2019 quando a Prefeitura transferiu o edifício da escola para a Câmara de Santos

Como parte das celebrações pelos 479 anos da Cidade de Santos, a Câmara de Santos assina nesta quarta-feira (22), às 10 horas, a ordem de serviço para início das obras de restauração do prédio da Escola Acácio de Paula Leite Sampaio, localizada na Rua Sete de Setembro, na Vila Nova, em Santos.

De acordo com o Legislativo, o prédio abrigará as instalações administrativas e manterá parte do imóvel para a sua finalidade original: implantação da Escola do Legislativo e da Cidadania, voltada à capacitação de servidores e à oferta de cursos à população.

A construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Codepasa) em 2016. Faz parte do patrimônio cultural da cidade de Santos, estando oficialmente protegida desde 2016, conforme a Resolução N.º SC 01/2016, Secretaria Municipal de Cultura (Secult), publicada no Diário Oficial em 30 de junho de 2016.

REPASSE

Em 2019 a Prefeitura repassou o edifício à Câmara Municipal, que anunciou a intenção de desenvolver no local projetos como a Escola do Legislativo e da Cidadania. O decreto para a transferência foi assinado pelo então prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

HISTÓRICO

Obra do arquiteto Décio Tozzi, o edifício de 3,1 mil metros quadrados foi inaugurado em 1969, ano em que rendeu ao autor o prêmio de melhor projeto na Bienal Internacional de Arquitetura. A unidade abrigou cursos de ensinos médio e técnicos como Magistério e Contabilidade. O prédio também chegou a ser cedido ao Estado e posteriormente devolvido ao Município.

Após obras de acessibilidade – projetadas por Tozzi – que incluem a instalação de elevadores externos, o imóvel deve abrigar seções administrativas da Câmara Municipal, além dos departamentos de Gestão e Controle e de TV Legislativa e da Escola do Legislativo e da Cidadania.