O Fundo Social de Solidariedade de Peruíbe funcionará neste final de semana, das 8h às 17h, para receber doações destinadas aos desabrigados. No momento, os itens mais necessários são: toalha de banho, kit de higiene (sabonete, pasta de dente, escova, absorvente e fraldas) e cobertores.
No total, 465 pessoas estão sendo acolhidas em três abrigos diferentes: 170 abrigadas na EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, 137 abrigadas EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo e 156 abrigadas na EMEF Professor Fernando Nepomuceno Filho. Nos locais, as famílias recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento.
Em Santos, o Fundo Social de Solidariedade de Santos também realiza uma campanha por doações de produtos pessoais e de necessidade básica para as famílias desabrigadas de Peruíbe.
As entregas devem ser levadas à Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
No acumulado das últimas 72 horas, monitorado pelo Defesa Civil do Estado, o bairro Parque do Trevo, em Peruíbe, registrou 280 milímetros de chuva.
A cidade recebeu quatro caminhões da Defesa Civil estadual e Fundo Social de São Paulo carregados com 1.700 itens básicos para as pessoas afetadas. A carga continha água, roupas e kits de higiene.
De acordo com o Governo de São Paulo, 30 profissionais que atuam na Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e 9 embarcações foram empenhados para atender a ocorrência.
A Prefeitura de Peruíbe decretou situação de emergência devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade desde a última na quarta-feira (8).