PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Pernambuco chega a 100 mortes provocadas pelas chuvas

Por Agência Brasil

Pernambuco registrou, nesta terça-feira (31), a triste marca de 100 mortes causadas pelas fortes chuvas e deslizamentos de barreiras. As ocorrências se concentraram no Grande Recife. O Governo do Estado confimrou a informação e ainda informa que ainda há 16 pessoas desaparecidas e 6.198 desabrigados.

Das 16 vítimas buscadas pelos bombeiros, 14 foram soterradas por barreiras que deslizaram e outras duas teriam sido levadas pelas enxurradas.

As buscas pelos soterrados ocorrem em quatro áreas de deslizamento: na Vila dos Milagres, Zona Oeste do Recife; Jardim Monte Verde, limite entre o Recife e Jaboatão; Curado IV, em Jaboatão; e Areeiro, em Camaragibe.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social disse que há 14 desaparecimentos confirmados por meio de depoimentos de parentes. Outros dois, na Vila dos Milagres, são imprecisos, mas também são checados pelas equipes. Uma das vítimas desaparecidas foi levada por uma enxurrada no Centro de Jaboatão e a outra, em Paratibe, em Paulista.

Chuvas voltam

Mais cedo, as buscas foram interrompidas por várias vezes devido à chuva, que, segundo os bombeiros, ainda causa risco de novos deslizamentos. As buscas são realizadas pelos bombeiros, municípios, Defesa Civil, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O número de 100 mortes foi confirmado pela SDS por meio de cruzamentos de dados entre ocorrências geradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), por resgates feitos nas áreas afetadas, perícias feitas no Instituto de Medicina Legal (IML) e relatos feitos por familiares aos serviços de defesa civil e assistência social.

Foto: Reprodução Agência Brasil