PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

A teledramaturgia do Brasil dá adeus a Milton Gonçalves

Da Redação

A teledramaturgia brasileira está de luto nesta segunda-feira (30). Aos 88 anos, o Brasil deu adeus ao ator e diretor Milton Gonçalves. O falecimento aconteceu na casa onde morava, no Rio de Janeiro e foi em razão de problemas de saúde que enfrentava, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O AVC que Milton teve aconteceu em 2020 e na ocasião, ele precisou ficar três meses internado, inclusive precisando usar aparelhos de respiração. O velório acontecerá nesta terça-feira (31) no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. O horário ainda não foi divulgado.

Mas além da arte no teatro, na TV e no cinema, Milton Gonçalves também ficou marcado por lutar em favor do reconhecimento do trabalho dos negros no cenário artístico.

História

Nascido em 9 de dezembro de 1933, na pequena cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton Gonçalves se destacou na TV Globo, onde fez mais de 40 novelas.

Ainda criança, Milton se mudou com a família para São Paulo, onde foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico. Ele fez teatro infantil e amador. Sua estreia profissional acorreu em 1957, no Arena, na peça “Ratos e Homens”, de John Steinbeck.

Junto com Célia Biar e Milton Carneiro, Gonçalves formou o primeiro elenco de atores da Globo. Ele chegou à emissora a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme “Grande Sertão” (1965), dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.

Na Globo, Milton Gonçalves atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de “Irmãos Coragem” (1970); “A Grande Família” (1972); e “Escrava Isaura” (1976). Outros trabalhos de destaque do ator foram as séries “Carga Pesada” (1979) e “Caso Verdade” (1982-1986).

Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela “Sinhá Moça” (2006) lhe valeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Milton foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento.

Foto: Reprodução TV Globo