PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

SP anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados; Santos segue orientação

Da Redação

Atualizado às 08h10 desta sexta-feira (18)

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (17), em sua conta no Twitter, que assinou o decreto que termina com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra passa a valer imediatamente.

As máscaras serão obrigatórias, por enquanto,  somente em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô.

“Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, disse Doria .

A obrigatoriedade do uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no dia 9 de março.

Santos segue orientação

O prefeito santista Rogério Santos também aproveitou as redes sociais para confirmar que a Cidade reforçará a deliberação do Governo do Estado, desobrigando o uso de máscaras em locais fechados.

“Depois de mais de dois anos e com o avanço da #vacinação conseguimos o tão esperado momento de retirar as máscaras em ambientes internos. Já podemos deixar de lado este acessório também na Cidade, exceto no transporte público e hospitais. Momento de muita #emoção e aguardado por todos! #santoscity #mascara” , escreveu.

Decreto publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18) modificará parcialmente (somente no que se refere a estabelecimentos médicos e hospitalares e transporte público), o Decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, que dispõe sobre o uso da máscara.

A mudança ocorre no dia em que Santos registrou o menor índice de residentes internados em leitos de UTI covid-19 desde que iniciou o acompanhamento da doença em conjunto com a rede privada: são quatro pacientes internados que moram no Município e que estão nos leitos destinados a pessoas que apresentam quadro mais grave da doença.

A vacinação na Cidade também apresenta excelentes índices com quase um milhão de doses aplicadas e 87,2% da população imunizada com pelo menos duas doses da vacina.

Outras cidades

Peruíbe

A Prefeitura de Peruíbe seguirá a decisão estadual anunciada e também irá liberar o uso de máscaras em espaços internos.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que o comitê de crise formado por integrantes de diversas secretarias municipais para tratar do enfrentamento à pandemia de covid-19 se reunirá nesta sexta-feira (18), para discutir as mudanças do Plano SP anunciadas pelo Governo do Estado.

Cubatão

A cidade de Cubatão aguarda a deliberação do Comitê Municipal de Combate à Covid e posterior publicação de decreto municipal sobre a liberação.

Itanhaém

A Prefeitura de Itanhaém irá seguir a flexibilização estadual em relação a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados.

Bertioga

Com o avanço da vacinação, queda nos índices da Covid-19 e seguindo decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Bertioga determinou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. A medida, anunciada pelo prefeito Caio Matheus, começou a valer já a partir desta quinta-feira (17).

O decreto municipal será publicado nesta sexta-feira (18), no Boletim Oficial do Município. Vale recordar que em Bertioga o uso da máscara em espaços abertos já não é mais obrigatório desde o último dia 9 deste mês.

“É um dia histórico aguardado por todos nós. Depois de dois anos de enfrentamento à pandemia, esta flexibilização é sinônimo de alívio e esperança. Vitória da ciência, da vacina e de todos que vêm fazendo a sua parte a favor da vidaâ€, afirmou o prefeito Caio Matheus.