PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Início da vacinação 15+ ameniza expectativa dos adolescentes santistas

Da Redação

O primeiro dia de vacinação para munícipes acima dos 15 anos, com e sem comorbidades, iniciou com grande procura em Santos. A imunização para este público começou nesta segunda-feira (30), em sete postos de vacinação.

Na longa fila de pais e filhos prontos para se imunizar na Policlínica Jabaquara, estava a estudante Sophia Farias, 15 anos, junto com a mãe, Iria Martha Farias. A adolescente conta que, apesar do medo de agulhas, estava ansiosa pela vacinação. “Confesso que eu estava com um pouco de medo, porque não me dou muito bem com agulhas. Mas dessa vez eu fui plena, tirei até foto. Gostei muito de ser imunizada, estava ansiosa”.

A mãe conta que a ansiedade se dava também por conta da festa de 15 anos da filha, que teve de ser adiada. “A gente ia fazer a festa de 15 anos dela no ano passado, mas por conta de não estarmos imunizados, não fizemos. É um momento muito esperado porque com a vacinação os jovens poderão ter mais segurança para ir à festa”.

Iria também aproveitou a oportunidade para agradecer pelo atendimento prestado na unidade. “Quero parabenizar a policlínica pela organização. Todos estão de parabéns, desde a entrada até o momento da vacinação”.

Documentos

Para a vacinação, os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais.

As comorbidades, para aqueles entre 12 e 14 anos, precisam ser atestadas por laudos médicos. A lista completa das doenças está disponível no Santos Portal (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/veja-aqui-os-grupos-que-podem-ser-vacinados-hoje-em-santos).

Todos devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Quem não tiver CPF, pode apresentar o cartão SUS, que é obtido nas policlínicas com comprovante de residência e RG.

Gestantes e puérperas têm de apresentar cópias (que ficam retidas nos postos de vacinação) de documentos que comprovem a gestação ou a condição de puérpera.

Doação

Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Nathalia Felipe/PMS