Da Redação
A chuva não estragou o clima de “casório†no Parque Ecológico Tércio Garcia, em São Vicente. Neste sábado (18), desde cedo a equipe do Horto fazia os preparativos para a iguana macho, Martin, viajar até o Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo, para encontrar a “noiva†Morgana, com quem viverá daqui em diante.
A viagem até Pedro de Toledo, no Vale do Ribeirão, durou pouco mais de uma hora. Martin não foi o único animal do Horto vicentino a mudar de casa. Junto com ele, foram remanejados dois tucanos e 14 jabutis.
Ao chegarem, todos foram avaliados e seguem sendo observados por biólogos e veterinários para, posteriormente, serem colocados em seus novos recintos, no Instituto Rio Itariri.
O encontro dos “pombinhos†Martin e Morgana, a fêmea de iguana do Instituto, ainda precisa esperar mais um pouquinho para acontecer, pois há a necessidade de quarentena para todos os animais que são introduzidos em um novo ambiente.
De acordo com a médica veterinária do Parque, Dra. Sandra Peres, esse é um protocolo importante. “Além de ser um perÃodo em que os profissionais farão a análise de todo o histórico dos novos animais, eles também precisam se acostumar com os novos recintos, com os tratadores, com estÃmulos luminosos, dieta, etc. Aos poucos, vamos aproximando os novos ‘moradores’ daqueles que já vivem aqui. É um processo natural, em que tudo é pensado nas melhores práticas de bem-estar, respeitando os animaid que já estão aqui e os que estão chegando”, explica.
Remanejamentos
Além da iguana macho Martin, um casal de tucanos, 14 jabutis, das espécies tinga e piranga, e também dois hÃbridos, estavam entre os animais transferidos do Parque Ecológico, em São Vicente, para o novo local.
Dra. Sandra Peres afirma que todos esses animais têm sido regularmente acompanhados, foram pesados, tiveram as marcações conferidas e foram microchipados.
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente