Da Redação
Nada menos que 4.140 quilos de resÃduos foram retirados de 100 bocas de lobo, 60 poços de visita, 1.797 galerias e de 840 ramais no Mutirão de Zeladoria, que desde a última segunda-feira (23) vem atuando no Centro Histórico. Além disso, 775.306m² do quadrilátero formado pelas vias Constituição, Antônio Prado/Tuiuty, São Bento e Getúlio Vargas/Bittencourt receberam pintura de postes, guias e cordonéis, o acabamento que define o espaço da ciclovia.
A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) avalia que a primeira semana apresentou resultados positivos. “Todas as ações programadas foram realizadas com êxito”, frisou Roberto Levy, à frente da equipe operacional da Subprefeitura da Região Central Histórica, que coordena o mutirão em conjunto com a Secretaria de Governo (Segov).
O volume de resÃduos removidos da rede de drenagem é resultado da ação realizada no quadrilátero formado pelas vias Constituição, Antônio Prado, Senador Feijó e São Francisco. Nesta sexta-feira (27), as turmas passaram a atuar na área entre as ruas D. Pedro II, Antônio Prado, Senador Feijó e São Francisco.
A chuva registrada durante todo o dia não prejudicou a limpeza da rede de drenagem, conforme explicou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Deserp (Departamento de Serviços Públicos, da Seserp), que coordenou as equipes. “Retiramos apenas lama e os serviços foram agilizados com a chuva, já que havia menos carros circulando”, explicou.
Vegetação e lâmpadas
Já os serviços de raspação e capinação de mato seguem sendo realizados. Já foram removidos de 16 a 20 metros cúbicos de detritos, o que representa a lotação de quatro caminhões. Além da vegetação dos canteiros, cerca de 30 árvores das praças dos Andradas e José Bonifácio receberam atenção especial esta semana, com manutenção e limpeza, por conta do mutirão.
Também foram substituÃdas as lâmpadas queimadas em postes de iluminação pública existentes nas vias João Pessoa (três lâmpadas), General Câmara (duas), São Bento (oito) e XV de Novembro (quatro), e ainda na Praça dos Andradas (10).
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos