PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Mutirão de zeladoria vai dando novo visual ao Centro Histórico de Santos

Da Redação

Nada menos que 4.140 quilos de resíduos foram retirados de 100 bocas de lobo, 60 poços de visita, 1.797 galerias e de 840 ramais no Mutirão de Zeladoria, que desde a última segunda-feira (23) vem atuando no Centro Histórico. Além disso, 775.306m² do quadrilátero formado pelas vias Constituição, Antônio Prado/Tuiuty, São Bento e Getúlio Vargas/Bittencourt receberam pintura de postes, guias e cordonéis, o acabamento que define o espaço da ciclovia.

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) avalia que a primeira semana apresentou resultados positivos. “Todas as ações programadas foram realizadas com êxito”, frisou Roberto Levy, à frente da equipe operacional da Subprefeitura da Região Central Histórica, que coordena o mutirão em conjunto com a Secretaria de Governo (Segov).

O volume de resíduos removidos da rede de drenagem é resultado da ação realizada no quadrilátero formado pelas vias Constituição, Antônio Prado, Senador Feijó e São Francisco. Nesta sexta-feira (27), as turmas passaram a atuar na área entre as ruas D. Pedro II, Antônio Prado, Senador Feijó e São Francisco.

A chuva registrada durante todo o dia não prejudicou a limpeza da rede de drenagem, conforme explicou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Deserp (Departamento de Serviços Públicos, da Seserp), que coordenou as equipes. “Retiramos apenas lama e os serviços foram agilizados com a chuva, já que havia menos carros circulando”, explicou.

Vegetação e lâmpadas

Já os serviços de raspação e capinação de mato seguem sendo realizados. Já foram removidos de 16 a 20 metros cúbicos de detritos, o que representa a lotação de quatro caminhões. Além da vegetação dos canteiros, cerca de 30 árvores das praças dos Andradas e José Bonifácio receberam atenção especial esta semana, com manutenção e limpeza, por conta do mutirão.

Também foram substituídas as lâmpadas queimadas em postes de iluminação pública existentes nas vias João Pessoa (três lâmpadas), General Câmara (duas), São Bento (oito) e XV de Novembro (quatro), e ainda na Praça dos Andradas (10).

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos